sábado, setembro 13, 2003

O Supli­cio de Tantalo

Em conversa com um amigo querido, contou-me esta historia da mitologia grega.
Tantalo, um dos filhos de Zeus, tera´ abusado da amizade e da confianca com que era distinguido pelos deuses, pelo que foi severamente castigado.
Tantalo passou a estar sempre mergulhado em Agua ate´ ao pescoco e sob uma arvore carregada de saborosos frutos. Sofria incessantemente de fome e sede, mas quando tentava mergulhar e beber, a agua fugia dele; quando levantava os bracos para apanhar os frutos, os ramos da arvore moviam-se para fora de seu alcance.

Afirmou ele, que eu sofria desse si­ndrome. Mas embora aprecie o teu alerta, recordo-te que ja Dante nos fez primeiro passar pela porta do inferno para finalmente nos mostrar a do parai­so. E cada um de nos tem o seu tempo, para finalmente brotar um basta. Nao penses que sou ingrata e peco-te que te mantenhas atento e pacientemente perto, pois os teus acertivos alertas, tem lugar na minha consciencia ou insconciencia.

quinta-feira, setembro 11, 2003

Os Passos em Volta de Fernando Pessoa

Estava em casa e lembrei-me que hoje se iniciava este ciclo de conferências na casa Fernando Pessoa. Hesitei se iria ou se ficaria a alimentar este blog. Mas como tenho que resistir ao comodismo e diz-me o passado que depois sinto-me sempre bem, fui.
Estacionei o carro e dirigi-me à R. Coelho da Rocha. Entrei por uma porta aberta que me levou a um espaço de degustação muito agradável a meia luz. Como não encontrei nenhuma indicação para o ciclo de conferências, saí e tentei na porta ao lado, que se encontrava fechada e com a seguinte indicação (ou mais ao menos assim):
Por motivos inesperados, o ciclo de conferências com o Dr. Miguel Veiga fica adiado sem data marcada.

São assim os passos (perdidos) em Volta de Fernando Pessoa

Monstro marinho ou má revelação

O despertador toca e ela acorda. Deixa-se ficar mas a sua mente viaja. As palavras bonitas ouvidas há já algum tempo, iludem-na. Tenta manter-se lúcida, recordando-se do passado mais recente, mas a sua mente traia e obriga-a a regressar aos efémeros e bons momentos. Levanta-se, vai à casa de banho e olha-se no espelho.
Será ele um monstro marinho ou uma má revelação?

quarta-feira, setembro 10, 2003

Como me tornei estúpido by martin page

" Tenho a maldição da inteligência; sou pobre, celibatário, deprimido. Há meses que penso na minha doença de pensar demasiado, e estabeleci com certeza a correlação entre a minha desventura e a incontinência da minha razão.
Pensar, procurar compreender, nunca me deram nada, sempre jogaram contra mim. pensar não é uma operação natural, é uma coisa que fere, como se revelasse cacos de garrafas e arame farpado misturados no ar.

Não consigo deter o meu cérebro, abrandar-lhe a cadência. Sinto-me como uma locomotiva, uma velha locomotiva disparada sobre os carris e que nunca poderá parar, visto que o combustível que lhe dá a sua vertiginosa potência, o seu carvão, é o Mundo.

Procurar compreender é um suicídio social, ou seja, não se saboreia a vida sem que nos sintamos, contra vontade, ao mesmo tempo aves de rapina e abutres esquartejando os objectos do mundo.
O que pocuramos compreender, normalmente matamo-lo, já que, tal como o aprendiz de médico, não há verdadeiro conhecimento sem dissecação:
descobrem-se as veias e a circulação do sangue, a organização do esqueleto, os nervos, o funcionamento íntimo do corpo.
E numa noite de pavor, damos por nós numa cripta húmida e sombria, de escalpelo na mão, encharcado de sangue, sofrendo naúseas constantes, com um cadáver frio e informe sobre uma mesa de metal.

Passei muito tempo nas morgues;actualmente sinto aproximar-se o perigo do cinismo, do azedume e da tristeza infinita; tornamo-os rapidamente instrumentos da desgraça.
Não é possível viver sendo-se demasiado consciente, demasiado inteligente. De resto, veja-se a natureza: tudo o que vive e envelhece feliz não tem muita inteligência. As tartarugas vivem séculos, a água é imortal e Milton Friedman continua vivo."

O nome "Kiducho" certo...

Não é fácil escolher um nick para a pila do nosso Ente querido. E se este assunto vos parece de pouca importância, pensem quantas vezes o vão soletrar e gerar sorrisos no Outro.
Confesso que numa daquelas conversas finais, o facto de a sua pila não ter sido devidamente baptizada surgiu confesso num sofrido desabafo.

O caso pode ser bicudo. Um simples nick poderá gerar uma flacidez indesejável ou um priapismo incurável.

Para cada uma, a sua sentença. Olhemos para algumas tentativas:

____________________________________________________

Pequena e flácida____Lilliput

Fina e longa____TopModel

Bem cheirosa____Amêndoa-doce

Grande e gorda____Americana

A que se baba continuamente____Alambique

Inclinada para a Esquerda____Blocão de esquerda

Inclinada para a Direita____RTP

Gorda e curta____A Guerreira
__________________________________________________

Tentativas falhadas?!

Tive um nick favorito (que não consta da lista) durante muito tempo, e agora, surgiu a globalização. E a globalização só me traz problemas...


Amantes de Verão

Os amantes aparecem no verão, quando os amigos partiram
para o sul à sua procura, deixando um lugar vago
à mesa, um bilhete entalado na porta, as plantas,
o canário, um beijo e um livro emprestado: a memória
das suas biografias incompletas. Os amigos

desaparecem em agosto. Consomem-nos as labaredas do sol
e os amantes que chegam ao fim da tarde
jantam e de manhã ajudam a regar as raízes das avencas
que os amigos confiaram até setembro, quando regressam

trazem saudades e um romance novo debaixo da língua.
Levam um beijo, os vasos, as gaiolas e os amantes
deixam um lugar vago na memória, cabelos na almofada,
uma carta, desculpas, e um livro de cabeceira que os
amigos lêem, pacientes, ocupando o seu lugar à mesa.

in A CASA E O CHEIRO DOS LIVROS (1996), Maria do Rosário Pedreira

Para ti, o poema que nunca enviei

Se eu pudesse mudar

Seria menos ansiosa, viveria mais o momento, não seria tão pessimista e desconfiada.
Mas será que seria melhor? Será que atingiria a essência da vida?
Mas se de facto fosse melhor corrigir o meu rumo, porque não tento, porque não investigo?
Estarei eu refém de mim própria e da educação que me transimitiram?


domingo, setembro 07, 2003

Estado da Nação
Hoje caiu um viaduto pedonal sobre o IC19. Que vergonha, o ponto a que se chegou com o artificio das empreitadas e sub-empreitadas. O Presidente do IEP diz que já mandou abrir um inquérito e que terá resultados dentro de 72 Horas. Deve ser semelhante à queda da Ponte Hintze Ribeiro, que após 2 anos continua por julgar.

O Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seabra, diz que só permite de novo a circulação, quando lhe forem dadas todas as garantias de segurança. Mas quem lhas vai dar? Os mesmos que permitiram que o trânsito passasse a circular às 11H, após a conclusão dos trabalhos de reparação?

Preciso de...

dizer a alguém que tenho um blog......!!

Reposicionar a máscara:

O meu lema é:
nadar na maionese e mergulhar "no ke te chupe"

Retirar a máscara
O meu lema é
Nadar na maionese

Por detrás da mascara

"Mentir pode ser um exercício de inteligência em que a realidade é reinventada. Estas alterações transportam consigo outras, numa reacção em cadeia, até perturbarem toda a paisagem. Não é fácil, pode ser perigoso. Quando comecei a mentir deixei de poder parar de mentir, uma mentira erguendo-se sobre outra. Sei que me é impossível voltar a trás, recomeçar tudo de novo. Mesmo que o quisesse - e não quero, seria demasiado doloroso e inútil - Não me é agora possível destrinçar o que aconteceu do que poderia ter acontecido, o que vi do que quis ver mais do que tudo, o que disse com o objectivo consciente de seduzir, aumentar o meu poder defendendo-me do mundo, do que disse com o coração na boca, a tremer, como se tivesse pouco tempo de vida."

Pedro Paixão - Cala a minha boca com a tua

Como ?

Que dia é hoje ?
7 de setembro de 2003

Que horas são ?
23h 20

É que eu não vejo bem e o meu marido vem visitar-me! Já mudei os lençois da cama e pedi à minha vizinha Ermelinda para me ajudar a pôr uma toalha bonita na sala. Que horas são ?
23h 20

Como? Onde estão os ponteiros ? Não vejo bem. O meu marido é muito meu amigo. Que horas são ?

A que horas é que ele vem ?

Ele é muito meu amigo. Ele disse: dia 2 de Dezembro por volta da meia noite. Que horas são?

(como ?)

Como ?

... começa a confusão na edição deste blog!

Vamos Começar!

* Sente-se bem?
Sim
* Sabe quais são os riscos que corre?
Sim
* Tomou Valium 10?
Sim
* Relaxe, vamos começar.
Hum, o...
* Vamos começar por introduzir...
Hum, o bébé nesta maca ao lado não está morto ?
* Ah !
* Obrigado!
* Relaxe, vamos começar!

(posted by louise)

Cala a minha boca com a tua

Vi o título do novo livro do Pedro Paixão e senti um arrepio. Como um beijo pode apagar tudo e fazer-nos acreditar de novo, ou simplesmente deixar-nos num estado letárgico, até que as nossas forças recuperem e nos indiquem o caminho a seguir ou a não seguir.

Por enquanto deixo-me estar.