quinta-feira, abril 06, 2006


Sem sentir o balanço

A organização mundial de Saúde tem uma definição para Saúde do tipo "...bem estar físico e psicológico...".Estas coisas aprendi quando frequentava o antigo 9º ano. Agora quando frequento o dia-a-dia, aprendi com o Lobo Antunes que quando estamos doentes, quando estamos no estado que alguém definiu como Humanidade Ferida o que queremos é ser embalados.




(a foto é da Jenni T.)

terça-feira, abril 04, 2006

A solidão dos homens divorciados

Aos fins-de-semana quando não saio com o meu amigo Rui fico em casa a ver televisão. Descrevendo com toda a importância os pormenores do meu fim de semana,__eu começo por ler o horóscopo nas revistas, fazer o soduku do domingo anterior, mudar de canal de vinte em vinte segundos e pensar em matar-me. O problema é que assim que me levanto para tomar os cloxans todos de uma vez a minha ex mulher telefona-me a saber com quem estou, como estou, e que precisa de mais dinheiro_______ e como não é possível a gente suicidar-se e conversar com a ex-mulher ao mesmo tempo, desisto e garanto-lhe que estou óptimo, não tenho sarampo, confirmo que continuo imaculado sem fumos e continuo a emagrecer saudavelmente não comprometendo a avença para os sapatos que irão combinar tão bem com aquela carteira creme.

Desligo o telefone com um tal cansaço e uma tal dor de cabeça que a única coisa que tenho vontade é de uma migraleve e silêncio, deixo de ter garra para me suicidar simplesmente por que uma pessoa não consegue matar-se se estiver maldisposta.
Nos fins-de-semana em que saio com o meu amigo Rui procuramos um cinema que ainda não tenha fechado e se der o Benfica já temos programa. Ou então, já me aconteceu acordar num apartamento na Boavista ou até mesmo em Santarém. ( e olhem que em Santarém é difícil encontrar uma gaja na rua acho que aquela pacata vila tem por lá um quartel razão necessária e suficiente para estas se resguardarem de um apalpão ao virar da esquina)
O que me ficou mais na retina foi o último apartamento da Boavista cheio de cinzeiros que por sua vez se encontravam igualmente cheios de beatas, que me fez pensar que aos quarenta poderia desenvolver um enfisema pulmonar. Quando procurei um café, só encontrei iogurtes fora do prazo e kiwis misturados com tangerinas como se o mundo inteiro não soubesse que é meio caminha andado para estes apodrecerem.

(- Não acredito que o meu amigo Rui não conheça um rapariga como deve de ser não acredito que o Rui não conheça um rapariga como deve de ser)

Pensei que seria incapaz de utilizar essa casa de banho alheia ( até o bidé tinha cinza) mas o invólucro de um conjunto de filmes de Francois Truffaux ( ou seria Alain Resnais), deu para eu esvaziar as minhas entranhas. Este esvaziamento deveu-se não só à curiosidade da descoberta mas à solidariedade de uma aversão aos franceses que ganhei ao aceitar trabalhar num grande grupo francês num dia em que não tinha tomado cloxans.. Não, não é o Club Med mas bem que os podiam fechar,isolar,enjaular numa cena dessas a fazer comités non stop tipo o filme os Cavalos também se abatem.

Gosto gosto é do Domigo, depois de dizer que gostei muito de conhecer aquele apartamento e com toda a delicadeza bater a porta e desligar de imediato o telemóvel. Volto para ma maison ( eles tipos já me fazem dizer coisas assim) e visto o meu pijama descosido e lá vou tentando adormecer a emparelhar as meias azuis escuras e pretas à média luz tal qual um desafio cognitivo elevado. Quando este exercício não resulta, retorno a ler os horóscopos porque é sempre uma bom tema de conversa com as miúdas já que o Bergman ainda não lançou nenhum perfume ou uma sombra que perdure 24 horas.

Talvez o melhor seja começar a comprar aquelas revistas masculinas, sinto que estou a ficar desactualizado, acho que andam por aí umas, com a Cinha Jardim e a filhota em pelota. Criar um Hi-5 também pode ser uma boa ideia, mas primeiro tenho que saber o que isso é.

Importante , importante é que não fiquei mais careca este fim de semana. Vou adormecer com um sorriso nos lábios____ na parte do amor no horóscopo ( desculpem eu ser tão repetitivo) dizia que a meio da semana terei uma conversa interessante. Pode ser que seja sobre Truffaux____________________( ou nicorettes)___________

(Escrito depois de ler António Lobo Antunes - Livro de Crónicas - A solidão das mulheres divorciadas)
não resisti ao instinto malévolo da vingança.